PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO

Recado aos Brasileiros

 

Definitivamente não é o momento de olhar para trás e se LAMENTAR em relação as ações ou providências que você deveria ter tomado no passado, que poderiam evitar ou pelo menos amenizar os efeitos da crise (financeira) que a maioria está passando hoje.

Nada de chorar sobre o leite derramado... até porque ele já se derramou. Quem vive de passado é museu!!

Mas é preciso aprender uma lição com os museus. Eles trazem o passado para o agora, e de certa forma, podemos entender onde chegamos, através dos passos que demos tempos atrás.

 

Então, o foco não é o leite derramado, mas sim o motivo pelo qual ele se derramou!!

Não temos como voltar e mudar as atitudes que tivemos. Mas podemos aprender com elas. E não cometer os mesmos erros no futuro.

É preciso refletir... Por qual motivo os brasileiros, em sua grande maioria, não estavam preparados, principalmente financeiramente, para a crise?

O CORONA VÍRUS atingiu TODAS as classes! Desde os funcionários públicos até os funcionários de empresas privadas, passando pelos pequenos, médios e grandes empresários, até os trabalhadores informais e autônomos. Estão todos no mesmo barco!!

Obviamente, o barco vai afundando e virando vagarosamente e alguns estão mais próximos do lado que está afundando e outros vão sobrevivendo no lado que demora mais a afundar.

 

Lembram do filme Titanic? O navio foi afundando pela parte da frente. Quem conseguiu ir para a parte de trás, foi sobrevivendo até chegar um momento, que não teve mais jeito...

Claro que, temos certeza que esse momento “de não ter mais jeito”, não vai chegar. Tudo se resolverá antes...

Mas, como consequência teremos muitos “mortos e feridos” financeiramente falando. (estamos falando sobre o prisma financeiro, ok?)

Infelizmente, o brasileiro tem uma cultura de REAÇÃO, e não de PREVENÇÃO. Não estamos acostumados a agir no sentido de se prevenir. Só agimos de fato, depois do “Leite derramado.” Aí corremos para limpar o fogão!!

Por qual motivo não controlamos o fogo antes para que o tal leite não ferva e transborde?

Por alguns simples motivos.

Porque dá trabalho.

Porque exige planejamento.

Porque exige esforço extra e em alguns casos até algumas privações.

Mas vale lembrar que SACRIFÍCIOS TEMPORÁRIOS, GERARÃO RESULTADOS PERMANENTES!

 

Já pensou como seria passar por essa tempestade do CORONA VÍRUS com um baixo nível de preocupação? ISSO NÃO TEM PREÇO!

Está na hora do brasileiro entender que PLANEJAMENTO e PREVENÇÃO é a solução.

É uma cultura difícil de mudar, porque, infelizmente, a maioria dos brasileiros acreditam que DOENÇAS só se instalam na casa do vizinho, que CATÁSTROFES, só acontecem em outros países, que a IDADE, só chega para os outros...

Aí quando acontece um infortúnio, não tem forças, sejam físicas ou financeiras, para REAGIR de maneira EFICAZ.

E não estou escrevendo essas linhas porque é minha simples opinião. Estou escrevendo, porque tenho certeza que é a realidade da maioria dos brasileiros!!

Sou corretor de seguros, e as proteções mais DIFÍCEIS de vender aos brasileiros (SEGURO DE VIDA e PREVIDÊNCIA PRIVADA) são justamente os que cobrem os danos financeiros sobre dois acontecimentos que todo mundo TEM CERTEZA que vão ocorrer: A MORTE e A APOSENTADORIA. Não há dúvida. Todos iremos morrer, e, todos um dia, teremos que nos aposentar (se não morrermos antes).

Alguma dúvida quanto a dificuldade que o brasileiro tem em se PREVENIR?

 

Suamos para vender um Seguro de Vida, que protegerá o que temos de mais importante – nossa família.

Suamos para vender uma Previdência Privada, que vai garantir que o beneficiário possa manter o seu padrão de vida quando parar de trabalhar.

Em contrapartida vender um seguro de automóvel é fácil. Muito mais fácil que vender o seguro de residência por exemplo... A lógica do brasileiro é bem difícil de entender... Ele protege seu veículo facilmente, mas na hora de proteger sua casa, não acha tão interessante! E olha que o custo é muito menor!!

O que é mais fácil de se recuperar financeiramente? A perda de um carro ou a perda de uma casa ou apartamento, (com tudo que está dentro)?
 

Ao olhar, através da experiência do CORRETOR DE SEGUROS, é muito fácil entender, por qual motivo que o povo brasileiro, talvez, será um dos povos que mais vai sentir os efeitos financeiros devastadores da disseminação do COVID-19. Por que é um povo que, via de regra, não PLANEJA, não se PREVINE.

A mensagem que quero passar com esse texto, é que aprendamos algo de bom com tudo isso de ruim que está acontecendo.

Que finalmente aprendamos a LIÇÃO que devemos PLANEJAR mais e agir menos por intuição. Que devemos refletir bastante antes de montar nossa lista de PRIORIDADES.

A maioria das coisas que vamos passar no futuro, é consequência das decisões que tomamos hoje. Que sejamos mais assertivos. Que pensemos mais em nossa família, não só agora, mas em como estarão no futuro.

E que entendamos de uma vez por todas que:

 

"ALGUMAS LUTAS PODEM SER VENCIDAS, ANTES MESMO DE SER INICIADAS."

E a senha para vencer essas lutas se chama PREVENÇÃO!

 

Um abraço.

 

André Magalhães
Diretor Comercial – Lapis Bellus Seguros

© 2017 por Lapis Bellus Administradora e Corretora de Seguros Ltda